Curso de áudio Linux

Ferramentas de produção musical no Linux 

Nota sobre a publicação online do curso 

Este curso prático de 5 capítulos foi escrito por Pau Arumá e Pau Guillamet para a revista Personal Computer & Internet, e publicado nos números 33-37 (Setembro de  2005 - Janeiro 2006).  
Os autores agradecem ao editorial da revista por nos permitir publicar seu conteúdo.  
Esta versão não é exatamente a versão publicada. Além de ter outro formato, não contém as últimas mudanças (correções gramaticais) dos editores. 
Os programas têm evoluído muito desde a publicação deste curso até a data de hoje. Por exemplo, a versão atual do Ardour é muito diferente  e melhorada. Outros programas como Rezound e Hydrogen não mudaram tanto. Ainda assim, espero que este material seja de alguma utilidade. 
Como você perceberá, o autor perdeu as telas originais, e para driblar esta situação, usou os arquivos escaneados da versão impressa. É possível que ele substitua por melhores telas, especialmente se as pessoas as enviarem para ele :-)
Comentários, correções, propostas podem seguir diretamente ao blog do autor.  
O autor no momento não se propõe a atualizar o material, mas também não descarta a possibilidade de realizar este trabalho, sobretudo se pessoas estiverem dispostas a colaborar.   

Pau Arumá- Fevereiro 2008   


Capítulo 1 : Captura, amostragem, transformação e compressão sonora 
















  • Editores de onda: Para que servem? 
  • Conheça os editores Audacity e Rezound. 
  • Capture sons de um CD. 
  • Capture áudio de um microfone. 
  • Prepare e grave loops. 
  • Transforme o som com plugins LADSPA. 
  • Dê o toque final com faders e envelopes de volume.

Capítulo 2 : Crie seus próprios ritmos com Hidrogen

 

 

















  • Crie padrões rítmicos
  • Utilize sons de baterias diferentes (drumkits). 
  • Crie uma canção, compondo padrões de bateria.
  • Utilize o mixer. 
  • Exporte o áudio de uma canção
  • Crie loops. 
  • Crie os seus próprios drumkits. 
  • Use amostras de som com várias camadas.


Capítulo 3 : Primeiros contatos com Ardour mixando loops

 

 














  • Conceitos básicos do Ardour.
  • Encontre loops na Internet.
  • Importe loops de áudio. 
  • Para que serve o snapping? 
  • Aprenda a editar regiões. 
  • Sincronize o tempo do Ardour com o dos loops. 
  • Estique e comprima os loops para adaptá-los ao tempo desejado. 
 

Capí­tulo 4 : Tocando e sequenciando instrumentos virtuais usando Rosegarden

 

 














  • Gerencie os seus soundfonts. 
  • Toque instrumentos sampleados com um teclado virtual e em um teclado midi.
  • Conheça o sequenciador Rosegarden. 
  • Grave e edite midi. 
  • Selecione os instrumentos virtuais.
  • Visualize e imprime suas partituras. 
  • Exporte a sua mixagem para uma pista do Ardour. 
 

Capítulo 5 : Mixe, grave ao vivo e masterize com Ardour e Jamin

 

 














  • Capture áudio de sua placa e de outras aplicações via Jack. 
  • Grave una região concreta (punch-in/punch-out), Monitorização para gravar sobre camadas existentes. 
  • Ferramentas de edição de regiões.
  • Efeitos de inserção e de envio. 
  • Dicas para uma boa mixagem. 
  • Automatize todos os ajustes. 
  • Dê o toque final masterizando com Jamin. 
  • Testa suas composições em um CD de áudio.

Escrito por Pau Arumá­ and Pau Guillamet para a revista Personal Computer and Internet (c) PCI 2005-2006. Sob a licença Creative-Commons Attribution Share-Alike (Espanha) 

Traduzido do espanhol para português do Brasil por Cláudio Caldas utilizando o editor nvu.